Aqui estão 11 truques de seo para garantir que seu site seja rastreado e indexado adequadamente – e ajudar suas páginas da web a ter uma classificação mais elevada na pesquisa.
Depois que um site está no ar ou passa de um certo tempo, a maioria dos webmasters não se preocupa mais com o rastreamento do site pelos mecanismos de busca.
Contanto que você continue criando links para novas postagens em algum ponto do seu site, ele deve simplesmente aparecer no índice do Google ou do Bing e começar a aparecer nos resultados de busca.
Apenas depois de um tempo, você percebe que seu site está começando a perder classificações de palavras-chave e nenhuma de suas novas postagens está sequer atingindo o top 100 para a palavra-chave de destino.
Pode ser simplesmente o resultado da estrutura técnica do seu site, conteúdo limitado ou novas alterações de algoritmo , mas também pode ser causado por um erro de rastreamento muito problemático.
Com centenas de bilhões de páginas da web no índice do Google, você precisa otimizar seu site para que o rastreamento permaneça competitivo.
Aqui estão 11 dicas e truques para ajudar a otimizar sua velocidade de rastreamento e ajudar suas páginas da web a ter uma classificação mais elevada na pesquisa.
1. Rastreie o status do rastreamento com o Google Search Console
Erros em seu status de rastreamento podem ser indicativos de um problema mais profundo em seu site.
Verificar o status do rastreamento a cada 30-60 dias é importante para identificar erros em potencial que estão afetando o desempenho de marketing geral do seu site.
É literalmente a primeira etapa do SEO; sem ele, todos os outros esforços são nulos.
Bem ali na barra lateral, você poderá verificar o status do seu rastreamento na guia de índice.
Agora, se você deseja remover o acesso a uma determinada página da Web, pode informar o Search Console diretamente.
Isso é útil se uma página for redirecionada temporariamente ou tiver um erro 404.
Um parâmetro 410 removerá permanentemente uma página do índice, portanto, tome cuidado ao usar a opção.
Erros e soluções comuns de rastreamento
Se o seu site tiver a infelicidade de apresentar um erro de rastreamento, isso pode exigir uma solução fácil ou ser indicativo de um problema técnico muito maior em seu site.
Os erros de rastreamento mais comuns que vejo são:
Erros de DNS
Erros de servidor
Erros de Robots.txt
Erros 404
Para diagnosticar alguns desses erros, você pode aproveitar a ferramenta Fetch as Google para ver como o Google visualiza seu site de maneira eficaz.
A falha em buscar e renderizar uma página corretamente pode ser um indicativo de um erro de DNS mais profundo que precisará ser resolvido por seu provedor de DNS.
A resolução de um erro do servidor requer o diagnóstico de um erro específico que pode ser referenciado neste guia .
Os erros mais comuns incluem:
Tempo esgotado
Ligação recusada
Conexão falhou
Tempo limite de conexão
Sem resposta
Na maioria das vezes, um erro no servidor é geralmente temporário, embora um problema persistente possa exigir que você entre em contato diretamente com o provedor de hospedagem.
Os erros do arquivo Robots.txt, por outro lado, podem ser mais problemáticos para o seu site.
Se o seu arquivo robots.txt estiver retornando um erro 200 ou 404, isso significa que os mecanismos de pesquisa estão tendo dificuldade para recuperar esse arquivo.
Você pode enviar um sitemap de robots.txt ou evitar o protocolo por completo, optando por noindex manualmente as páginas que podem ser problemáticas para o seu rastreamento.
Resolver esses erros rapidamente garantirá que todas as suas páginas de destino sejam rastreadas e indexadas na próxima vez que os mecanismos de pesquisa rastrearem seu site.
2. Crie páginas da web otimizadas para celular
Com a chegada do índice mobile-first, também devemos otimizar nossas páginas para exibir cópias compatíveis com mobile no índice mobile.
A boa notícia é que uma cópia para desktop ainda será indexada e exibida no índice móvel se não houver uma cópia compatível com dispositivos móveis.
A má notícia é que sua classificação pode ser prejudicada.
Existem muitos ajustes técnicos que podem tornar seu site instantaneamente mais compatível com dispositivos móveis, incluindo:
Implementando web design responsivo.
Inserindo a meta tag do ponto de vista no conteúdo.
Reduzindo recursos na página (CSS e JS).
Marcação de páginas com o cache de AMP.
Otimizando e compactando imagens para tempos de carregamento mais rápidos.
Reduzindo o tamanho dos elementos da IU na página.
Certifique-se de testar seu site em uma plataforma móvel e executá-lo por meio do Google Pagespeed Insights.
A velocidade da página é um fator de classificação importante e pode afetar a velocidade com que os mecanismos de pesquisa podem rastrear seu site.
3. Atualize o conteúdo regularmente
Os mecanismos de pesquisa rastrearão seu site com mais regularidade se você produzir novos conteúdos regularmente.
Isso é especialmente útil para editores que precisam de novas histórias publicadas e indexadas regularmente.
A produção de conteúdo regularmente indica aos mecanismos de pesquisa que seu site está constantemente melhorando e publicando novo conteúdo e, portanto, precisa ser rastreado com mais frequência para atingir o público-alvo.
4. Envie um Sitemap para cada mecanismo de pesquisa
Uma das melhores dicas para indexação até hoje continua sendo o envio de um sitemap para o Google Search Console e para as Ferramentas do Google para webmasters.
Você pode criar uma versão XML usando um gerador de sitemap ou criar manualmente uma no Google Search Console, marcando a versão canônica de cada página que contém conteúdo duplicado.
5. Otimize seu esquema de interligação
Estabelecer uma arquitetura de informações consistente é crucial para garantir que seu site não seja apenas indexado corretamente, mas também organizado de maneira adequada.
A criação de categorias de serviços principais onde as páginas da web relacionadas podem estar localizadas pode ajudar ainda mais os mecanismos de pesquisa a indexar adequadamente o conteúdo da página da web em certas categorias quando a intenção pode não ser clara.
6. Link direto para páginas da web isoladas
Se uma página da web em seu site ou um subdomínio for criado isoladamente ou se houver um erro que o impeça de ser rastreado, você poderá indexá-lo obtendo um link em um domínio externo.
Essa é uma estratégia especialmente útil para promover novos conteúdos em seu site e indexá-los mais rapidamente.
Cuidado com a distribuição de conteúdo para fazer isso, pois os mecanismos de pesquisa podem ignorar as páginas distribuídas e podem criar erros duplicados se não forem canonicamente canônicas.
7. Reduza os recursos na página e aumente os tempos de carregamento
Forçar os mecanismos de pesquisa a rastrear imagens grandes e não otimizadas consumirá sua taxa de rastreamento e impedirá que seu site seja indexado com tanta frequência.
Os mecanismos de pesquisa também têm dificuldade em rastrear certos elementos de back-end do seu site.
Por exemplo, o Google historicamente tem lutado para rastrear JavaScript .
Mesmo certos recursos como Flash e CSS podem ter um desempenho ruim em dispositivos móveis e consumir sua taxa de rastreamento.
Em certo sentido, é um cenário onde a velocidade da página e a taxa de rastreamento são sacrificados por todos os lados, onde a velocidade da página e a taxa de rastreamento são sacrificados por elementos intrusivos na página, perde-perde.
Certifique-se de otimizar sua página da web para ter uma boa velocidade, especialmente em dispositivos móveis, reduzindo os recursos na página, como CSS. Você também pode habilitar o armazenamento em cache e a compactação para ajudar os spiders a rastrear seu site com mais rapidez.
8. Corrigir páginas com tags Noindex
Durante o desenvolvimento do seu site, pode fazer sentido implementar uma tag noindex em páginas que podem ser duplicadas ou destinadas apenas a usuários que realizam uma determinada ação.
Independentemente disso, você pode identificar páginas da web com tags noindex que as impedem de serem rastreadas usando uma ferramenta online gratuita como o Screaming Frog.
O plug-in Yoast para WordPress permite que você alterne facilmente uma página de índice para noindex.
Você também pode fazer isso manualmente no back-end das páginas do seu site.
9. Defina uma taxa de rastreamento personalizada
Na versão antiga do Google Search Console, você pode diminuir ou personalizar a velocidade de suas taxas de rastreamento se os spiders do Google estiverem afetando negativamente seu site.
Isso também dá ao seu site tempo para fazer as alterações necessárias, caso esteja passando por uma reformulação ou migração significativa.
10. Elimine o conteúdo duplicado
Ter grandes quantidades de conteúdo duplicado pode diminuir significativamente sua taxa de rastreamento e consumir sua taxa de rastreamento.
Você pode eliminar esses problemas bloqueando a indexação dessas páginas ou colocando uma tag canônica na página que deseja indexar.
Na mesma linha, vale a pena otimizar as metatags de cada página individualmente para evitar que os mecanismos de pesquisa confundam páginas semelhantes como conteúdo duplicado em seu rastreamento.
11. Bloqueie as páginas que você não quer que os spiders rastreiem
Pode haver casos em que você deseja impedir que os mecanismos de pesquisa rastreiem uma página específica.
Você pode fazer isso pelos seguintes métodos:
Colocando uma tag noindex.
Colocando o URL em um arquivo robots.txt.
Excluindo a página por completo.
Isso também pode ajudar seus rastreamentos a serem executados com mais eficiência, em vez de forçar os mecanismos de pesquisa a vasculhar o conteúdo duplicado.
Conclusão dos 11 truques de seo
Provavelmente, se você já está seguindo as práticas recomendadas de SEO, não deve se preocupar com o status do rastreamento.
Obviamente, nunca é demais verificar o status do seu rastreamento no Google Search Console e realizar uma auditoria interna para verificação.
Se precisar otimizar seu site. Temos este serviço. Nele você vai receber mais visitas vindas do Google.